quinta-feira, 12 de março de 2009

"Quando Nietzsche chorou"


INDICAÇÃO:


Pra quem tá afim de ler algo bem distráido, segue aí a dica: "Quando Nietzsche chorou" do autor, psicoterapeuta e prof. de Psicotarapia Irvin D. Yalom,

o livro é uma mistura de realidade e ficção. Romance que fala sobre um médico renomado de Veneza que é incubido da missão de "salvar a vida" de quem se tornou, cem ano depois, um dos maiores filósofos que o mundo já conheceu: Friederich Nietzsche.
Após algumas conversas (hoje denominadas de sessões psicoterapeuticas ou psiquiatricas), Dr. Breuer vê o seu feitiço (de persuadir Nietzsche a se abrir), se virar contra o feitiçeiro, e é ele, o médico, quem acaba percebendo a necessidade que tinha de se abrir, de "limpar a chaminé" e descobrir que precisava tanto de ajudar quanto de ser ajudado.

O livro nos faz refletir sobre quem somos, o que somos e por que somos; numa mistura de religião, ceticismo e psicologia. Contém passagens reais de cartas escritas e recebidas por Nietzsche durante sua vida. Faz também menção da carreira de Freud, que foi amigo do personagem de Breuer, como psiquiatra e "desvendador de sonhos".

Vale a pena ler e refletir.


;)


"torna-te quem tu és"



Alanna Sousa

2 comentários:

Isaac Reis disse...

Legal o teu blog.
Muito bom.

Anônimo disse...

Fala sério, esse livro já ficou 'antigo", não é nenhuma novinha obra facinha de se ler, como as demais de fazm taaaaaaaaaaanto sucesso.Ahh se a autora do grandioso blog ainda não sabe, há tb o filme, nossa, é bom indicar.Enriquece muuuuito sobre o pensamento de tão simples pensador que fora Nitzsche.Basta ler o livro indicado e assistir esse filme, esse pensador foi tão "pequeno", seu pensamento é tão "pequeno" que é mto fácil entendê-lo, simples como "Quando Nietzsche chorou" Boaaaa grande blogueira!!
Ahh, há de se ressaltar que ela ainda conseguiu o elogio do nosso gradioso mestre!! Merece um troféu!!